h1

Biblioteca e cursos de Letras e Publicidade lançam o Projeto Livro Falado

novembro 10, 2010

 

Aconteceu em 08 de novembro, às 20h30min, no Saguão da Faculdade Campo Real, o lançamento do primeiro Livro Falado da Faculdade Campo Real. O Livro Falado foi uma idéia lançada como parte do Projeto Bibliotecação, mas foi coordenado pelos cursos de Letras e Publicidade e Propaganda.

 

Livro falado é uma gravação dos conteúdos de um livro impresso, lidos em voz alta em suportes diferentes, como as antigas fitas cassete e vinis, hoje em Cd’s ou em arquivos executáveis em computadores. O Livro falado, ou Audiolivro/Audiobook, é uma oportunidade de contato com os textos para pessoas não alfabetizadas, deficientes visuais e idosos com dificuldades na leitura e até para estudiosos que desejam otimizar seu tempo. O Livro Falado da Campo Real tem como intuito maior aproximar os indivíduos, por meio do som, dos textos literários.

 

O lançamento do Livro Falado é um momento especial para a instituição, pois foi confeccionado por acadêmicos e contou com a voz da comunidade Campo Real. A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Vanessa Lobato, enfatiza que a participação dos seus alunos no desenvolvimento do projeto oportunizou a observação da importância da leitura e os envolveu diretamente na produção, já que foram os alunos de Publicidade e Propaganda que desenvolveram as campanhas de divulgação do projeto e foram os responsáveis pela gravação e edição.

 

Vanessa Moro Kukul, coordenadora do curso de Letras, observa que o projeto trouxe aos alunos de Letras a consciência de que a leitura de textos literários deve ser democratizada de todas as formas possíveis, pois ter acesso a esses textos é um privilégio que não pode ser negado a qualquer um. Os acadêmicos de Letras, sob a supervisão da professora Vanessa Kukul, foram os responsáveis pela seleção do material e puderam, ainda, refletir acerca de universos educacionais diferenciados, voltados à inclusão. Nesse momento, foram gravados exclusivamente poemas e fragmentos de obras canônicas, mas, posteriormente, a rol de textos e o número de participantes poderá ser ampliado.

 

“Muitas instituições são adeptas de projetos deste tipo e hoje a Campo Real é parte dos que se preocupam em promover o acesso à leitura. Estamos garantindo a acessibilidade!”, argumenta a bibliotecária Regiane de Souza Martins. E continua: “Quando pensei o Livro Falado, o projeto era pequeno, mas, com a adesão dos alunos e sensibilidade dos seus organizadores, o projeto tomou forma e hoje laçamos o nosso primeiro Livro Falado, a ser distribuído em Guarapuava para instituições que trabalham com deficientes visuais e idosos”.

 

Mais informações a respeito do projeto por meio do telefone (42) 3621-5200, com a bibliotecária Regiane de Souza Martins ou diretamente com as coordenadoras Vanessa Lobato e Vanessa Moro Kukul.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: